A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (18) operação para dar continuidade à investigação contra facção criminosa que tem base no Vale do Sinos, mas que executou com 12 tiros de pistolas 9 milímetros um traficante rival em Lavras do Sul, Região Central. O crime ocorreu em abril deste ano e, desde então, já houve 11 prisões.
A chamada Operação 9 milímetros, devido ao calibre da arma usada no homicídio, prendeu de forma preventiva quatro suspeitos e resultou ainda no cumprimento de mandados de busca em São Leopoldo, Osório, Caçapava do Sul e Lavras do Sul.
Os detidos são todos integrantes de facção. Eles estão envolvidos na morte de Jeferson Leandro Marques Rodrigues, 40 anos, no dia 25 de abril. O grupo saiu de São Leopoldo, a pedido de um detento do Presídio Central, e foi levado por um taxista para realizar a execução. O motorista é um dos suspeitos presos nesta quarta-feira.
O delegado André Mendes, da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé), diz que a ação conjunta foi coordenada pela Delegacia de Lavras do Sul, com apoio da Delegacia de Caçapava do Sul e Delegacia de Homicídios de São Leopoldo.