A Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) informou que os 116 detentos do Instituto Penal de São Leopoldo, no Vale do Sinos, começaram a retornar na segunda-feira (20) para o local após um surto de coronavírus. Nesta primeira etapa, 40 presos já foram encaminhados para a casa prisional.
Em junho, 41 apenados testaram positivo para a covid-19. Na época, foram realizados 81 exames nos mais de cem detentos, e a Justiça decidiu pela interdição temporária da casa para que ocorresse uma higienização do prédio.
O prazo estipulado também levou em conta o período previsto para evitar risco de contaminação. Os apenados cumpriram a pena nestes dias em prisão domiciliar e usaram tornozeleiras eletrônicas.
Os demais presos retornarão aos poucos para o presídio durante a semana. Segundo a Seapen, não foram registradas fugas por parte de detentos que estavam em casa.
O surto teria sido decorrente de outro, ocorrido na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. Os presos que progridem do regime fechado da PEJ são encaminhados para o semiaberto de São Leopoldo.
No presídio da Região Carbonífera, houve duas mortes confirmadas e cerca de 300 presos contaminados pelo coronavírus.