Em uma estufa montada em uma cobertura em Santa Maria, na região Central, um homem de 42 anos cultivava 24 pés de maconha. A plantação foi descoberta pela Polícia Federal e a droga apreendida na manhã desta quarta-feira (24) no bairro Duque de Caxias. O local estava estruturado com ventilação, iluminação artificial, irrigação e videomonitoramento.
— Ele tinha instalado lâmpadas de vapor de sódio com alta potência, havia sistema de controle de umidade e temperatura. E curioso que tinha câmeras de webcam dentro da estufa para acompanhar, do apartamento, a evolução do crescimento da droga — explica o chefe da Delegacia da PF em Santa Maria, Tiago Welfer.
Ao ser preso por tráfico de drogas, o homem, que é comerciante, disse que a droga era para consumo próprio. Porém, no local, além dos entorpecentes, foram apreendidas folhas secas de maconha já colhidas, flor da planta armazenada em vidros, balança de precisão e envelopes plásticos. Detido em flagrante, foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria.
A quantidade de droga apreendida foi de 1,3 quilo. A investigação teve início há cerca de 20 dias, quando a Polícia Federal recebeu uma denúncia. A partir de agora, os policiais irão analisar o celular do homem preso para verificar se havia, ou não, a comercialização dos entorpecentes.
— Apesar de ele dizer que não vendia, a estrutura era profissional, surpreende pela sofisticação. Não foi algo montado de uma hora para outra, parece algo que foi evoluindo com o tempo e chegou a um bom nível de profissionalização — afirma o delegado.