Uma clínica geriátrica clandestina foi fechada na tarde desta terça-feira (11), no bairro Águas Claras, em Viamão, na Região Metropolitana. Três idosos viviam no local. O dono do local, de 42 anos, foi preso em flagrante.
Conforme a Polícia Civil, os idosos viviam na residência em péssimas condições de saúde e de higiene, além de receberem medicações sem prescrição médica, inclusive remédios controlados.
Eles foram encaminhados para atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento e devem ir para abrigos da Prefeitura de Viamão.
Segundo a delegada da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, Marina Dillenburg, o proprietário do local, era dono de uma clínica geriátrica em Porto Alegre, mas após perder o alvará de funcionamento, se mudou para Viamão. Ele foi preso em flagrante e deve ser encaminhado ao Presídio de Porto Alegre.
— Além de toda a situação de falta de higiene, saúde e pouca alimentação, o dono do local controlava os cartões de INSS dos idosos. Queremos saber como a família desses idosos aceitava isto — declarou Marina.
Ainda conforme a delegada, o homem será indiciado por maus tratos e por fornecer medicação sem receituário. Os familiares dos idosos serão investigados por abandono.