A força-tarefa de combate aos desmanches ilegais, que já passou por 44 municípios e interditou 137 estabelecimentos irregulares no Estado, foi realizada pela primeira vez em Rio Grande na terça-feira (15). Chamada de Operação Desmanche, a ofensiva recolheu 60 toneladas de sucata e prendeu uma pessoa.
Dois locais foram fiscalizados na cidade. Em um deles, foram encontradas peças de dois caminhões que foram roubados e o dono do depósito foi preso em flagrante.
Em outro local também foram encontradas irregularidades, como a falta de licenças ambientais. Do volume de material recolhido, a maior parte é de peças de veículos sem comprovação de origem. Todo o material será encaminhado para a usina da empresa Gerdau, onde acontece a reciclagem.
A Operação Desmanche conta com a atuação de policiais civis, militares e agentes do Instituto-Geral de Perícias (IGP), com a coordenação do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. Desde o início da força-tarefa, foram recolhidas aproximadamente 7 mil toneladas de sucata que foram encaminhadas para reciclagem.
O trabalho da operação busca identificar desmanches ilegais e diminuir índices de criminalidade. A ação visa ainda aumentar o número de centro de desmanche de veículos regularizados —hoje, são 394 locais regularizados e outros 124 em processo de regularização.