O adolescente suspeito de atacar uma escola em Charqueadas, na Região Carbonífera, foi apreendido pela polícia por volta das 16h20min desta quarta-feira (21). O garoto de 17 anos chegou em carro discreto, acompanhado de dois adultos — uma mulher chorava bastante — e desceu com as mãos para trás. Por volta das 16h55min, deixou a DP, provavelmente para fazer exames. A rua em frente à DP foi isolada por policiais militares portando fuzis e escopetas.
Em depoimento, o adolescente admitiu que foi o autor dos ataques. Disse que sofria bullying dos colegas. Ele também foi reconhecido pelas vítimas.
Armado com uma machadinha e um coquetel molotov, o autor chegou ao Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand por volta das 13h30min e atacou estudantes e professores. Pelo menos três alunos foram feridos. Alguns sofreram cortes profundos, mas sem maior gravidade.
O agressor fugiu pelo portão da frente após ser desarmado pelo professor de Educação Física, Juliano Mantovani. Ele deixou no colégio uma mochila, onde havia três garrafas de vidro de cerveja vazias — prontas para serem transformadas em coquetel molotov, segundo a polícia — uma garrafa da água plástica com combustível e um isqueiro.
Ele foi localizado cerca de duas horas e meia depois — o local onde o suspeito foi apreendido não foi divulgado pela polícia.