Correção: são três e não dois presos que permanecem foragidos da prisão de Passo Fundo como informou o site entre 18 de abril e 9 de maio. O texto já foi corrigido.
Uma fuga em massa no Presídio Regional de Passo Fundo, no norte do Estado, mobiliza as autoridades policiais desde o dia 12 de janeiro deste ano. Dezessete presos escaparam após uma caminhonete S-10 derrubar o portão de entrada da casa prisional. Os condenados por crimes como assalto, homicídio e latrocínio (roubo com morte) aguardavam no pátio quando, às 4h12min, houve o arrombamento.
Dos 17 que conseguiram fugir, três ainda estão foragidos. Leandro Dutra, Mateus Mariano Soares e Tiago Cardoso Lopes têm antecedentes por assaltos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Dutra responde ainda por homicídio. Ele ainda tem 10 anos, 10 meses e 13 dias de pena a cumprir. Já Soares tem ainda 23 anos, três meses e cinco dias de prisão.
— Os foragidos são experientes e têm uma vasta rede de contatos no mundo do crime, inclusive fora do Rio Grande do Sul — comentou o delegado Diogo Ferreira.
Ainda conforme a Polícia Civil, a participação de agentes penitenciários na fuga segue sendo investigada.
Os foragidos
Leandro Dutra
Crimes: assaltos, porte ilegal de arma de fogo e homicídios.
Pena a cumprir: 10 anos, 10 meses e 13 dias de prisão.
Mateus Mariano Soares
Crimes: assaltos, tráfico e porte ilegal de arma de fogo.
Pena a cumprir: 23 anos, três meses e cinco dias de prisão.
Tiago Cardoso Lopes
- Crimes: antecedentes por homicídios, assaltos e formação de quadrilha.
- Pena a cumprir: 49 anos, oito meses e 10 dias de prisão.