Os dois condomínios que foram alvo da Operação Hermanos, em Pelotas, na manhã desta terça-feira (23), podem ter sido o local onde foi organizado o sequestro da mãe do jogador Taison, em julho do ano passado. Segundo a investigação, um grupo criminoso se estabeleceu nos conjuntos habitacionais e extorquia e ameaçava moradores dos residenciais.
— Os criminosos utilizavam os condomínios como QG, e ali foi pensado e idealizado o sequestro da mãe do jogador Taison. Eles chegaram a fazer uma “seletiva” com os moradores para trabalharem na ação — disse o delegado Rafael Lopes, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
A mãe do jogador, Rosângela Barcellos Freda, foi sequestrada em julho de 2018. Ela estava em casa, no bairro Navegantes, também em Pelotas, quando foi abordada por criminosos na porta da residência.
A vítima foi encontrada pela polícia no mesmo dia, em uma casa no interior do município de Morro Redondo, entre Pelotas e Canguçu. Quatro pessoas foram presas na ocasião, por suspeita de participação no crime.
Operação mobilizou 650 policiais
A Operação Hermanos contou com a participação de 600 policiais civis e 50 militares e é considerada a maior já realizada no sul do Estado. Dezoito pessoas – que não tiveram os nomes divulgados – foram presas na ofensiva, que também terminou na apreensão de duas motos e de 10 quilos de maconha.