A Polícia Civil investiga, desde o início da noite desta quarta-feira (27), ameaças de suposto atentado contra um colégio da Rede Marista, em Porto Alegre. A chefe de polícia do Estado, Nadine Anflor, destaca que o órgão reforçou o alerta sobre o caso e que viaturas vão circular pelas principais escolas da rede e no entorno de outras instituições de ensino na manhã desta quinta-feira (28). Nadine orienta que os alunos não deixem de frequentar os colégios na data:
— Nesse primeiro momento, a orientação é de que as crianças vão às escolas, que nós iremos, como segurança pública, reforçar o trabalho da Polícia Civil e também por meio das volantes nas principais escolas — garantiu.
As ameaças foram registradas na internet e compartilhadas em diversos grupos nas redes sociais. Não se sabe ao certo qual escola seria o alvo do hipotético ataque.
O comandante do policiamento em Porto Alegre, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon, informou que esses relatos chegaram até a Brigada Militar (BM), que vai aumentar o policiamento ostensivo em pontos estratégicos da Capital nesta quinta-feira.
— Para tranquilizar as pessoas, nós vamos estar com policiamento fixo desde cedo nas escolas da rede Marista em Porto Alegre e também com uma atenção especial em todas as escolas.
Por meio de comunicado, a rede Marista destacou que alertou os órgãos de segurança sobre o caso assim que tomou conhecimento das postagens. A instituição reforça a normalidade das aulas nesta quinta-feira e a orientação para que os alunos compareçam às unidades de ensino. Na nota, a rede cita que está adotando medidas de segurança, respeitando as peculiaridades de cada um dos colégios.
Leia a nota da Rede Marista na íntegra:
Tivemos conhecimento de um suposto post em um site da internet mencionando uma escola Marista de Porto Alegre. A informação passou a circular em grupos de WhatsApp na noite do dia 27/3, quarta-feira. Assim que recebemos as informações, prontamente acionamos os órgãos de segurança pública para que tomem as medidas cabíveis. A Brigada Militar já está comprometida em reforçar a segurança nas escolas Maristas nesta quinta-feira. O procedimento tem como pressuposto o cuidado absoluto com a segurança da comunidade escolar. Demais medidas estão sendo adotadas pontualmente pelas gestões dos colégios, de acordo com as peculiaridades de cada local.
As aulas e atividades de amanhã serão mantidas. Assim que novas informações forem apuradas, a comunidade escolar será informada.