O município de Triunfo, no Vale do Caí, teve sete homicídios nos primeiros dias de janeiro. O número se iguala aos assassinatos ocorridos em todo o ano de 2018, de acordo com dados da Polícia Civil.
O caso que mais chamou atenção da comunidade foi uma chacina no último dia 9, quando quatro pessoas da mesma família foram assassinadas a facadas na frente da casa onde moravam, na localidade de Barreto.
Deoclides da Silva, 45 anos, matou Mirian Ribeiro Pereira, 52 anos, e os três filhos dela: Valquiria Pereira Borges, 30, Valéria Pereira Borges, 28, e João Paulo Pereira Borges, 21. A motivação para o crime foi uma briga entre vizinhos, iniciada um ano antes. Silva está preso preventivamente.
A chacina influenciou para que Triunfo alcançasse a marca negativa de, em menos de um mês, igualar os casos de homicídios de todo o ano passado. O titular da delegacia de Triunfo, delegado Lúcio Melo, afirma que os números são circunstanciais, mas admite preocupação.
— Os crimes não têm relação entre si e, por isso, tratamos os números como circunstanciais. Porém, claro que a situação preocupa, pela quantidade de casos e pela dificuldade da falta de efetivo (policial) — afirmou.
Reforço no efetivo
Melo já conversou com o delegado responsável pela região do Vale do Caí para pedir reforço policial. Segundo ele, a expectativa é que novos agentes cheguem a cidade a partir de fevereiro.
— Precisamos de um reforço, porque estamos deslocando nossa força para esses crimes graves, mas outros casos menos graves seguem acontecendo, o que acaba gerando ocorrências represadas — explicou.
O último assassinato registrado na cidade aconteceu no último sábado (26), quando um idoso de 81 anos foi morto dentro de casa com seis tiros. O crime ainda está sendo apurado, e a Polícia Civil não repassa informações para não atrapalhar as investigações.
Outros crimes
Em 20 de janeiro, Lauri Valnei Freitas Gonçalves foi morto enquanto andava de bicicleta na BR-470, na localidade de Barreto.
No dia 14 de janeiro, Miguel Honório da Rocha, de 61 anos, foi alvo de uma emboscada e morto a tiros na zona rural da cidade.