O governo do Rio Grande do Sul assinou, na manhã desta quinta-feira (20), decreto para unificar todos os números de emergência no telefone 190, atualmente usado apenas pela Brigada Militar (BM).
Nos primeiros meses, os números utilizados atualmente ainda receberão as chamadas, mas em uma central única. Depois, a expectativa é passar a atender somente pelo 190, ao longo de 2019.
Em solenidade no Palácio Piratini, nesta quinta-feira, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, falou que o projeto trará economia ao Estado. Além disso, segundo ele, o Rio Grande do Sul passará a seguir o padrão dos Estados Unidos, do Canadá e da União Europeia, que possuem número unificado.
Os telefones que serão integrados são os da Brigada Militar, Polícia Civil, Batalhão Rodoviário e Corpo de Bombeiros. O número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não foi incluído.
Ainda durante a solenidade, o governador José Ivo Sartori assinou decreto para criação de 31 Centros Integrados de Operações e Emergência (CIOPs). São unidades que integrarão, pelo Interior e pela Região Metropolitana, as câmeras de prefeituras, polícias e Guardas Municipais.
Também foi assinado pelo governador um decreto que cria a identidade funcional para guardas municipais e agentes de trânsito, assim como já possuem agentes da BM e da Polícia Civil.