Uma quadrilha atacou um caixa eletrônico do Banrisul dentro de um mercado no balneário de Rondinha, em Arroio do Sal, no Litoral Norte, no final da noite de quinta-feira (1º). Conforme a Brigada Militar (BM), os bandidos atiraram contra o terminal e forçaram o equipamento com um pé de cabra, mas não conseguiram ter acesso ao dinheiro.
O crime foi percebido por volta de 23h30min, quando a BM começou a receber as primeiras ligações de moradores informando sobre um tiroteio. O relato das testemunhas era de que havia cinco criminosos participando da ação: dois dentro do mercado, dois do lado de fora, que atiravam com armas para cima, e um quinto em um Fox, pronto para a fuga.
Assim que a Brigada pediu reforço a colegas de outras cidades, como Torres, os bandidos desistiram da ação e fugiram no carro. O comandante da BM local, capitão Fábio Hax Duro, acredita que a quadrilha estivesse monitorando a polícia através da frequência de rádio.
Buscas foram feitas, mas os criminosos não foram encontrados. Cerca de uma hora depois, o carrousado pelo grupo foi localizado incendiado no trevo de acesso ao balneário. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas. A BM descobriu que o veículo havia sido roubado em Porto Alegre, no dia 30 de outubro.
A suspeita é de que os assaltantes tenham fugido em direção a Capão da Canoa, em uma van branca. Um PM de folga viu o veículo em alta velocidade pela Estrada do Mar na madrugada.
Segundo ataque a caixa em poucas horas
Um outro ataque a terminal eletrônico foi registrado horas depois ao caso do Litoral Norte. Em Caxias do Sul, na Serra, um caixa do Banco do Brasil foi arrombado no início da manhã desta sexta-feira (2). Bandidos usaram um maçarico para abrir o terminal.