A Polícia Rodoviária Federal aumentou a fiscalização nesta semana em caminhões que entram no Rio Grande do Sul pelas fronteiras visando o combate ao contrabando de cigarros. As ações ocorrem em razão da semana de combate ao fumo. Desde o começo de 2018, foram apreendidas no Estado 4,8 milhões de carteiras de cigarros em estradas federais. Em 2017, foram quase 7 milhões de carteiras apreendidas.
Na madrugada desta sexta-feira (31), foi apreendida uma carga com 140 mil carteiras em um caminhão durante fiscalização na BR 293, em Santana do Livramento. No veículo, com placas de Pato Branco - PR, os policiais identificaram que o compartimento de carga estava vazio, mas localizaram um fundo falso na parte dianteira, contendo a mercadoria com origem paraguaia.
Também nesta sexta-feira, na BR 293, em Quaraí, foram apreendidas 50 mil carteiras de cigarros paraguaios que estavam em uma van com placa de Porto Alegre. O veículo foi abordado em um posto de combustíveis.
Somado as duas apreensões, a PRF estima que o valor das mercadorias gire em torno de R$ 1 milhão.
- As apreensões geralmente ocorrem nas BRs 386, 290 e 116. São veículos que saem do Paraguai e depois abastecem diversos cidades com a mercadoria contrabandeada - disse o chefe de comunicação da PRF no RS, Alessandro Castro.
Para a PRF, o contrabando de cigarros tem ligação direta com outros crimes, como roubo de veículos e tráfico de drogas.
O material apreendido é entregue para a Receita Federal que, posteriormente, faz a incineração.