O Presídio Estadual de Vacaria terá ampliação de 40 vagas. A unidade prisional tem capacidade para 96 presos. Até esta quinta-feira (9), 307 detentos estavam recolhidas.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, por meio da assessoria de imprensa, o projeto de ampliação está sendo desenvolvido pelo setor de engenharia prisional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O documento está em fase final, faltando apenas a conclusão da planilha orçamentária. Ainda segundo a nota da SSP, a obra será custeada pelo Judiciário, com as verbas das penas alternativas da comarca de Vacaria. A expectativa é que até final de agosto o projeto esteja finalizado.
O presídio está com limitações de ocupação impostas pela Justiça desde abril. Inicialmente, a lotação havia sido fixada em 250 presos. Depois, aumentou para 330.
Enquanto isso, órgãos públicos de Vacaria se articulam para a construção de um novo presídio. O município chegou a oferecer um terreno próximo a Muito Capões.
Caxias do Sul e Bento Gonçalves
Outras duas cidades da Serra tem projetos de obras no sistema penitenciário. Em Caxias do Sul, existe um projeto para a construção de uma nova unidade prisional no terreno ao lado da Penitenciária Estadual, na localidade de Apanhador, no limite de Caxias com São Francisco de Paula. De acordo com a SSP, o projeto foi encaminhado para o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) para complementação de elementos técnicos.
A secretaria afirma que, paralelo a isso, está sendo encaminhado ao Corpo de Bombeiros o projeto de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Outras cinco cidades dependem do sistema prisional caxiense: Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, São Marcos e Antônio Prado.
Em Bento Gonçalves, segue a construção do novo presídio no interior do município. A previsão de entrega da obra é para o fim de janeiro de 2019. A estrutura substituirá a atual e terá capacidade para 420 detentos.