Um soldado da Brigada Militar (BM) reagiu a um assalto e trocou tiros com criminosos na RS-040, em Viamão, nas proximidades do bairro Morro Grande, por volta da 1h desta sexta-feira (10). O tiroteio terminou com dois suspeitos mortos e o policial, de 34 anos, baleado de duas a três vezes.
Conforme a BM, o carro do soldado – um Gol – acabou sendo levado por um terceiro assaltante, que não foi atingido na troca de tiros. O veículo foi encontrado por volta das 6h, incendiado em uma rua do bairro Tarumã, também em Viamão.
O policial foi levado inicialmente para atendimento médico no hospital de Palmares do Sul, no Litoral Norte, mas depois foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital em Porto Alegre.
O soldado atua no 19º Batalhão de Polícia Militar (zona leste da Capital). O comandante da unidade, major Kefren Castro de Souza, afirmou que o policial passou por cirurgia para retirada de uma das balas, que ficou alojada em seu estômago. O procedimento terminou por volta das 9h. O brigadiano está agora em estado estável, sob obervação.
A Polícia Civil identificou os mortos como Charles Brasil de Carvalho, 28 anos, e Pablo Felipe Barbosa Cardoso, de 22. Os dois tinham antecedentes criminais por homicídio. Carvalho constava como foragido no sistema da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O terceiro assaltante não foi localizado até o momento. A 1ª Delegacia de Polícia de Viamão deve analisar o histórico dos dois mortos para tentar identificar o fugitivo.