A Polícia Militar catarinense apresentará nas próximas semanas ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) um projeto para instalação de câmeras nos uniformes dos agentes. Na segunda-feira (17) à noite, em reunião na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), o comandante geral da PM em Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, comentou que a ideia é que metade dos policiais receba o equipamento, hoje em fase de teste em alguns batalhões pelo Estado. As informações são da colunista Dagmara Spautz, do Diário Catarinense.
O projeto encontrou apoio no Tribunal de Justiça, e há boas chances de ser aceito. O Judiciário deve utilizar recursos das penas pecuniárias — aplicadas como alternativa às condenações que restringem a liberdade — para financiar projetos de grande alcance social, e as câmeras poderiam ser incluídas nesse quesito.
A parceria deve ser formalizada até o dia 5 de maio, aniversário da Polícia Militar. Em Itajaí, o comandante geral disse que a iniciativa demonstra o desejo de transparência da instituição. As imagens gravadas pelas câmeras servem como proteção para os policiais e também para quem é abordado. O conteúdo permanecerá gravado.