Em uma operação denominada "Décima", a Polícia Civil coibiu na madrugada desta terça-feira (20) o roubo de veículos na Região Metropolitana. Foram cumpridos dez mandados de busca e sete de prisão temporária em Porto Alegre, Esteio, Alvorada e em Viamão. O grupo agia principalmente na Capital.
Os responsáveis pela investigação são os delegados Adriano Nonnenmacher e Marco Guns, da Delegacia de Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram efetivadas nove prisões até o momento pelos crimes de furto e roubo de veículos e associação criminosa — sete em cumprimento dos mandados e duas em flagrante.
O objetivo desta operação foi prender um grupo criminoso e com isso tentar reduzir os roubos de veículos ocorridos principalmente nas zonas leste e norte da Capital nos últimos meses. Todos os sete investigados foram reconhecidos pelas vítimas. Ao todo, foram descobertos 24 roubos, com uso de violência, praticados pelos investigados. Todos eles têm vinculação com o tráfico de drogas.
O nome da operação "décima" se deve à quantidade de ações policiais desencadeadas pela Delegacia de Roubo de Veículos do Deic em 24 meses ininterruptos de atuação. Já são 436 presos no período por este tipo de crime, 125 em operações policiais. As vítimas dos roubos identificados serão convidadas a comparecer na tarde desta terça-feira para o reconhecimento pessoal dos presos. Após isso, a polícia não descarta pedir a prisão preventiva dos investigados.