O tumulto gerado após um jovem, de 19 anos, ser esfaqueado enquanto aguardava para almoçar no restaurante universitário (RU) da UFRGS, no Centro Histórico, nesta segunda-feira (6), foi registrado por uma câmera de segurança na Rua Avaí. As imagens de dezenas de pessoas correndo estão sendo analisadas pela Polícia Civil, que procura por outros vídeos que auxiliem na apuração. O tumulto gerou, inicialmente, o boato de que estaria havendo um arrastão. Um suspeito identificado já era investigado por ter esfaqueado no peito outro jovem, no fim de julho, na mesma rua.
O vídeo mostra o momento em que os estudantes aguardam na longa fila do RU. A entrada do restaurante fica na Avenida João Pessoa, mas por conta do número de universitários a fila de espera termina na Rua Avaí. Inicialmente, a polícia acreditava que o assalto teria acontecido próximo de uma parada de ônibus, como havia sido relatado pelas testemunhas. As imagens mostram, no entanto, que o roubo aconteceu em outro ponto, no fim da fila.
Segundo o delegado Paulo César Jardim, da 1ª Delegacia de Polícia, três estudantes estavam no final desta fila. Dois deles foram abordados por dois assaltantes. O jovem, que acabaria esfaqueado, foi o terceiro a ser alvo dos criminosos. Quando percebeu o roubo, o rapaz teria guardado o celular no bolso e virado para trás. Nesse momento, foi atingido por uma facada no peito.
Ainda conforme Jardim, um suspeito identificado já era investigado por ter esfaqueado no peito outro rapaz, de 19 anos. O jovem foi atingido no dia 25 de julho, logo após sair de casa, às 7h20min.