Um homem de 55 anos foi morto ao tentar proteger o pai durante uma tentativa de sequestro na noite de quinta-feira (16) em Alegrete, na Fronteira Oeste. Três criminosos invadiram um mercado na Avenida Tiaraju, bairro Ibirapuitã, por volta das 21h30min, e anunciaram, inicialmente, um assalto quando pai e filho fechavam as portas do estabelecimento.
Após retirar dinheiro do caixa, o trio chamou o proprietário do local, um idoso de 77 anos, para o outro lado do balcão e o avisou que ele seria levado junto. Para defender seu pai, o engenheiro civil José Ademir Rodrigues Guedes, 55 anos, colocou-se entre os assaltantes e o idoso. Acabou morto com um tiro no abdômen.
Conforme a Polícia Civil, o idoso também tentou se defender com um pedaço de ferro, mas os criminosos, após o tiro, fugiram do local em um veículo Hyundai i30 furtado e com placas clonadas. A Brigada Militar (BM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começaram buscas aos suspeitos e encontraram o carro abandonado às margens da BR-290, próximo ao trevo de acesso à cidade.
No local, estava um dos suspeitos tentando entrar em um matagal aos fundos de uma unidade militar de Alegrete. Ele atirou contra os agentes, dando início ao tiroteio. O homem foi baleado no abdômen e capturado. Isaías Noronha Maciel, 28 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi preso preventivamente e está sob custódia no Hospital Santa Casa de Alegrete. Seu estado de saúde é regular.
Os policiais mantiveram as buscas durante a sexta-feira (17) e conseguiram imagens do circuito de monitoramento do mercado, mas a gravação não foi disponibilizada para não atrapalhar as investigações. Ainda conforme a polícia, José Ademir Rodrigues Guedes havia completado 55 anos no último dia 6 de novembro. Ele era divorciado e deixa um casal de filhos de 21 e 26 anos.
— Uma pessoa extremamente querida com todos. Ainda estamos tentando entender o que aconteceu — conta um familiar, que pediu para não ser identificado.