A trajetória de um engenheiro mecânico, filho de agricultores, foi encerrada de forma trágica no fim de semana, no Sul do Estado. Leandro Robe, 43 anos, foi morto a tiros quando saía de um salão de baile, no interior de Sentinela do Sul, na madrugada deste domingo (8). A cidade de 6 mil habitantes faz limite com Sertão Santana, terra natal da vítima. O crime é investigado como latrocínio (roubo com morte).
Conforme a Polícia Civil, três criminosos teriam abordado o engenheiro, por volta das 5h, no momento em que ele deixava a festa na localidade de Bom Recreio. A suspeita é de que o objetivo dos bandidos era levar a caminhonete Frontier que ele dirigia. Robe foi alvejado por pelo menos um disparo e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Os criminosos fugiram com o veículo, que foi localizado durante a manhã deste domingo em um viaduto da BR-116, próximo do acesso ao município de Barra do Ribeiro. O local onde o carro foi abandonado fica distante cerca de 45 quilômetros de onde aconteceu o crime. O automóvel estava com um dos pneus furados e com parte da lataria amassada. Na avaliação da polícia, os bandidos podem ter colidido com a caminhonete durante a fuga e, por isso, desistiram de levá-la.
Festa transcorreu sem qualquer confusão, dizem testemunhas
Robe morava atualmente em Esteio, na Região Metropolitana. Ele costumava frequentar o salão de baile onde ocorreu o crime pelo menos uma vez por mês – a localidade fica próxima de Sertão Santana, onde residem os pais da vítima. Testemunhas que estavam na festa relataram que o engenheiro não teria se envolvido em nenhuma confusão dentro do salão.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Camaquã, mas será encaminhado à Delegacia de Polícia de Tapes, também na região Sul. Até a noite deste domingo, não havia suspeitos identificados.
Após velório no Ginásio Esporte Clube Boa Esperança, na zona rural de Sertão Santana, o sepultamento de Robe está previsto para as 10h desta segunda-feira, no cemitério da localidade de Mato Bier.