Uma operação da Polícia Civil mira, na manhã desta quinta-feira (21), uma quadrilha que se especializou em comprar automóveis roubados para revender a outros criminosos no Rio Grande do Sul. O grupo atuava na Região Metropolita e comercializava os veículos, inclusive, para outros Estados. Cada criminoso era remunerado conforme a função exercida. E tudo era coordenado de dentro da prisão.
Até as 9h45min, 15 pessoas já haviam sido presas. Dois dos mandados foram cumpridos na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), onde está o líder da organização, Everson Fernando da Silva, 36 anos, e na Penitenciária Modulada de Montenegro, onde está preso outro integrante do grupo.
A ação da Polícia Civil ocorreu, ainda, em Viamão, Gravataí, Alvorada, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Portão, Montenegro e Charqueadas.
Sob o comando do delegado Juliano Ferreira, da 19ª Delegacia de Polícia da Capital, os agentes cumpriram 40 mandados judiciais, sendo 15 de prisão temporária, um de apreensão de adolescente e 25 de busca. Além disso, houve o sequestro de três contas bancárias de dois investigados.