NAMORADOS EXECUTADOS
Um dos assuntos que despertou o interesse dos leitores foi o assassinato de uma adolescente de 17 anos e o namorado dela, de 26 anos, baleados dentro de uma casa em Osório, no Litoral Norte, pouco antes das 6h. O crime surpreende pela brutalidade. Conforme a Polícia Civil, Larissa da Silva Bombison e Valdenir Ferreira dos Santos foram atingidos por diversos tiros de escopeta calibre 12 e de dois calibres de pistola.
Assassinatos e chacinas tornaram-se rotina no Litoral Norte. No ano passado, por exemplo, a região registrou um crescimento de quase 50% no número de casos de homicídios. De acordo com a polícia, chacinas e execuções de jovens e adolescentes têm relação direta com a disputa por pontos de drogas na região.
JÚRI DE PM
O PM acusado de matar o integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Elton Brum da Silva, então com 44 anos, vai a júri nesta quinta-feira (21), oito anos após o assassinato em uma reintegração de posse na Fazenda Southall, em São Gabriel, na Campanha. Por medida de segurança, o julgamento de Alexandre Curto dos Santos, 46 anos, ocorrerá em Porto Alegre, no 5º andar do Foro Central I, e será presidido pelo juiz da 1ª Vara do Júri, Orlando Faccini Neto.
A morte de Elton teve grande repercussão. O militante, que estava desarmado, foi atingido por um tiro de espingarda calibre 12 pelas costas. A defesa de Curto alegou que o soldado havia colocado, por engano, munição de verdade na arma.
Hoje, após a reforma agrária, 225 famílias de colonos vivem na Southall.
ESCOLA SAQUEADA
Outro assunto que chamou a atenção dos leitores foram os ataques sofridos pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Wenceslau Fontoura, no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre. Em uma semana, houve três furtos. O último caso ocorreu entre domingo (17) e segunda-feira (18), quando dois computadores foram levados da escola.
Recentemente, um tiroteio no início da tarde assustou alunos e professores. Na ocasião, em uma turma de alunos de seis e sete anos, que estão em processo de alfabetização, uma criança escreveu no quadro 'Mãe Socorro'.
No início do ano, Colégio Estadual Ildo Meneghetti, do bairro Restinga, foi vítima de 18 ataques. Repetindo: 18 ataques, de acordo com a Polícia Civil.
A violência tem sido constante na comunidade escolar na Região Metropolitana. Nos últimos anos, houve cancelamento de aulas, antecipação de férias e até morte dentro de sala de aula.