O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) analisa a documentação apresentada por 11 empresas interessadas em fornecer câmeras utilizadas no cercamento eletrônico e videomonitoramento de 14 municípios da região. As vencedoras devem ser conhecidas até o final deste mês. No total, cinco empresas fizeram propostas para fornecer os 57 aparelhos que ficarão em rodovias e entradas dos municípios. Outras seis têm interesse em fornecer os 21 equipamentos que serão colocados na região central das cidades.
Câmeras vão permitir o controle dos veículos que entram e saem dos municípios. Com a leitura de placas, será possível verificar se eles estão em situação de roubo ou furto e se estão com a documentação em dia, por exemplo. Uma central de comando e controle será instalada em Bento Gonçalves. Em caso de carros que estiverem com problemas criminais, um alarme vai disparar neste local para alertar os órgãos de segurança pública.
Depois de comprados os equipamentos, os prefeitos vão discutir quantas serão destinados para cada município. As prefeituras serão responsáveis pela instalação. Conforme o secretário de Segurança Pública de Bento Gonçalves, José Paulo Marinho, o passo seguinte é a interligação ao sistema do Governo do Estado e da central de controle e comando regional. Segundo o diretor executivo do CISGA, Rudimar Cabeslon, a previsão de investimento para a compra é de R$ 500 mil.
Os municípios que integram o CISGA são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.