A Polícia Civil prendeu na madrugada desta terça-feira (22), em São Leopoldo, o último integrante de uma quadrilha que roubava veículos e extorquia vítimas no Vale do Sinos. O criminoso foi detido logo após exigir dinheiro de um motorista que teve o caminhão roubado.
O grupo desarticulado era comandado por presidiários ligados a uma facção criminosa. Ao todo, oito foram presos e nove veículos recuperados desde 21 de julho.
Leia também:
Como foi a ação que terminou com policial morto no RS
ONGs lançam em Porto Alegre campanha para redução de homicídios
PF vai investigar participação de médicos em esquema de fraudes
A ação, chamada Operação Irmandade, foi coordenada pelo delegado Rodrigo Zucco, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo. Segundo ele, as primeiras prisões ocorreram no mês passado após a descoberta de um desmanche em Torres, no Litoral Norte. Na ocasião, três carros roubados no Vale do Sinos foram recuperados e quatro criminosos, presos. Eles portavam coletes, armas e radiocomunicadores.
Em seguida, mais prisões foram decretadas em Portão e em Novo Hamburgo. Nesta terça-feira, além do caminhão roubado, os policiais recuperaram cinco carros, um caminhão e duas motos. Nove armas também foram apreendidas com a quadrilha durante um mês de ações.