Mesmo com o reforço de 40% no policiamento, o feriadão de Tiradentes registra, até a manhã desta segunda-feira, pelo menos 42 homicídios no Rio Grande do Sul. A contagem do Grupo RBS iniciou ao meio-dia de quinta-feira e segue até o meio-dia desta segunda.
No caso mais grave, quatro pessoas foram assassinadas a tiros em uma borracharia de Canoas na tarde de sábado. Abaixo, veja onde e o que se sabe sobre cada caso:
SEGUNDA-FEIRA (três mortes):
– Tenente Portela: um homem morreu nesta segunda-feira após ser atingido por um tiro em uma briga familiar em Tenente Portela, na tarde de domingo. Polícia Civil confirmou o assassinato, mas não deu detalhes da ocorrência.
– Alvorada: um homem foi encontrado morto com marca de tiros na Estrada Arnô da Silva Feijó, no Distrito Industrial, em Alvorada. A vítima, de cor branca, apresentava diversas marcas de tiros pelo corpo e ainda não foi identificada.
– Torres: uma pessoa foi morta na Praia da Guarita. Ainda não há detalhes sobre o crime.
– Porto Alegre: um homem foi morto a tiros, no começo da madrugada, em uma residência no Beco Recanto do Chimarrão, no bairro Sarandi, na Zona Norte. Ele foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor, onde morreu em atendimento. A identificação da vítima não foi informada e ninguém foi preso até o momento.
DOMINGO (11 mortes):
– Caxias do Sul: Um homem foi morto a facadas no bairro Cinquentenário, no domingo. Logo após completar 31 dias sem mortes por violência, Caxias do Sul volta a registrar um homicídio. Itamar Marcelino de Oliveira, 41 anos, foi morto a golpes de faca na tarde de domingo. O crime ocorreu por volta das 15h20min. Um suspeito já estaria identificado.
– Sapiranga: um homem foi encontrado morto no bairro Porto Palmeira, na tarde deste domingo. O homem foi identificado como José Antônio da Silva, 36 anos, morador de Taquara. O corpo estava no local há pelo menos um dia. Este foi o oitavo homicídio do ano na cidade, segundo delegado Fernando Branco.
– Cachoeirinha: um homem foi morto a tiros na Vila Veranópolis ao atingida por pelo menos um disparo de arma de fogo no peito. Segundo a Brigada Militar, o caso ocorreu por volta das 22h30min na Rua Doutor Washington Luiz e a vítima morreu em via pública.
– Sentinela do Sul: um homem foi executado com 27 tiros na Rua Joaquim Rodrigues Barbosa, no centro da cidade, às 22h. A vítima estava em via pública quando foi abordada e executada. A identificação não foi informada. A suspeita é que o caso tenha relação com o tráfico de drogas.
– Pelotas: um homem de 30 anos foi encontrado morto, na noite de domingo, na Rua Demétrio Ribeiro, no bairro Fragata. Segundo a Brigada Militar, a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo e estava com os braços e as pernas amarradas. Ele foi identificado como Cristiano de Vasconselos Machado.
– São Leopoldo: Guilherme Ribeiro Lucatelli da Rosa, 23 anos, foi morto com três tiros, junto a um bar, na Avenida das Américas, na madrugada. Testemunhas relataram que um homem entrou no estabelecimento e foi em direção de Rosa. A arma do suspeito falhou e eles lutaram. Neste momento, o suspeito atirou três vezes contra a vítima, que foi atingida no peito, nas costas e axila.
– Porto Alegre:o corpo de Igor Eduardo Cavalheiro da Costa, 21 anos, foi encontrado com ferimentos de arma de fogo, por volta das 8h, na Avenida Joaquim Porto Vila Nova, no bairro Jardim do Salso, na Zona Leste.
– Porto Alegre: um homem ainda não identificado foi encontrado morto por volta das 5h na Estrada Eduardo Prado, no bairro Vila Nova, na Zona Sul. Conforme informações da Brigada Militar, o corpo possui marcas de tiros. Não há informações sobre as circunstâncias do crime.
– Porto Alegre: um homem foi encontrado morto, por volta das 2h de domingo, no bairro Aberta dos Morros, na Zona Sul. Conforme informações da BM, o corpo estava caído na rua com marcas de tiro. A vítima teve as mãos amputadas. A identidade da vítima e as motivações do crime não foram divulgadas.
– Novo Hamburgo: um homem morreu em troca de tiros na frente de um baile funk às margens da BR-116 na madrugada de domingo. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Municipal, mas não resistiu.
– Pinhal: um jovem de 23 anos foi morto a tiros durante a madrugada no bairro Magistério. Segundo a BM, o crime ocorreu às 5h30min na Rua Santa Rosa. Criminosos invadiram a casa da vítima e atiraram.
SÁBADO (15 mortes):
– Santo Expedito do Sul:a Polícia Civil investiga a morte de um agricultor de 65 anos no interior do município, ocorrida no final da tarde. Arlindo Milan foi morto dentro de um galpão da propriedade após ser atingido por disparos de arma de fogo. O suspeito fugiu do local. Uma das principais suspeitas da motivação do crime é uma desavença envolvendo as terras do agricultor. O caso foi registrado na Delegacia de São José do Ouro.
– Palmeira das Missões:uma briga entre vizinhos resultou na morte de um homem de 37 anos, às 15h de sábado. Guilherme dos Santos foi morto com golpes de faca, em frente à sua residência, no bairro Mutirão. Conforme a BM, os suspeitos são dois irmãos com diversos antecedentes criminais. Eles não foram localizados pela polícia. Testemunhas relataram aos policiais que o homicídio ocorreu após uma troca de ofensas.
– Pelotas: um comerciante foi encontrado morto com as mãos amarradas dentro do mercado que mantinha no Centro de Pelotas, no sul do Estado, na tarde de sábado. A Polícia Civil acredita que João Carlos Ullrith, 60 anos, tenha sido mais uma vítima de um latrocínio - roubo seguido de morte.
– São Gabriel: um jovem de 20 anos foi morto durante um tiroteio na tarde de sábado em São Gabriel, na região da Fronteira Oeste. Conforme informações da BM, a vítima, identificada como Murilo Fontoura da Rocha, foi atingida com um tiro no tórax. Ele foi socorrido por pessoas que circulavam pela rua e levado ao hospital irmandade Santa Casa de Caridade, mas não resistiu aos ferimentos.
– Candelária: um jovem de 25 anos, usando touca ninja e roupa camuflada, foi encontrado morto na noite de sábado no bairro Ewaldo Prass, em Candelária, no Vale do Rio Pardo. De acordo com a Brigada Militar, a vítima foi identificada como Rodrigo Fassbinder e portava um simulacro (uma arma de brinquedo). Moradores chamaram a polícia por volta das 21h20min. Quando a BM chegou, o jovem já estava morto. Ele estava caído, com marcas de disparo de arma de fogo na cabeça, ao lado de uma bicicleta na Rua Aloísio Schmidt. Não há suspeitos e ninguém foi preso. A Polícia Civil deve investigar o caso.
– Nova Petrópolis: um homem foi morto a golpes de facão no bairro Vila Olinda, em Nova Petrópolis, na Serra, na noite de sábado. A vítima foi identificada como Jorge da Silva, 60 anos, que não tinha antecedentes criminais. Conforme a Brigada Militar, um vizinho de 25 anos seria o autor do crime. A vítima e o suspeito possuíam um desentendimento. Eles teriam se encontrado em frente a uma praça, na Rua Felipe Micaelsen, por volta de 19h30min. Os dois estavam armados com facão, e entraram em luta corporal. Um golpe no punho e outro no pescoço atingiram Alves, que morreu no local.
– Alvorada: um homem morreu e outros dois ficaram feridos em um ataque a tiros no bairro Maria Regina na tarde de sábado. De acordo com relatos dos sobreviventes à polícia, ocupantes de um carro passaram atirando contra o trio. Uma das vítimas chegou a ser levada ao Hospital de Alvorada, onde morreu em atendimento. Ela ainda não foi identificada. Os outros dois foram levados ao Hospital Cristo Redentor e não correm risco de vida. Ninguém foi preso.
– Canoas: quatro homens foram mortos e um ficou ferido em um ataque a tiros em uma borracharia localizada na Estrada Passo do Nazário na tarde de sábado. De acordo com a Polícia Civil, entre seis e sete criminosos armados e encapuzados chegaram ao local por volta das 14h em dois carros. Testemunhas contaram que eles entraram atirando contra todos que estavam na borracharia, onde também funciona um bar. Veja quem eram as vítimas.
– Canoas: no início da manhã, um homem morreu e outro ficou ferido em um tiroteio no bairro Guajuviras. Conforme a Brigada Militar, a ocorrência foi registrada na Rua Pontilhão por volta das 5h. A vítima não foi identificada.
– Santa Maria: um homem foi encontrado morto por volta das 3h50min de sábado na Rua Alagoas, na Vila Lorenzi. Conforme informações da Brigada, a vítima, não identificada, foi morta a tiros. A BM chegou ao local após receber ligações sobre um tiroteio na região.
– Porto Alegre: um homem foi encontrado morto na madrugada de sábado, na Rua Engenheiro Ludolfo Bohel, no bairro Teresópolis. Conforme informações da BM, criminosos em um carro dispararam diversas vezes contra a vítima, que não foi identificada.
– Porto Alegre: o corpo de uma mulher foi encontrado dentro de um contêiner na Avenida Borges de Medeiros, no Centro, no final da manhã de sábado. A vítima foi identificada como Ana Carmen dos Santos, 28 anos. De acordo com o delegado João César Nazário, o corpo apresentava sinais de enforcamento, mas a perícia ainda vai confirmar a causa da morte. A polícia suspeita que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas.
SEXTA-FEIRA (7 mortes):
– São Leopoldo: o homem que foi baleado na tarde de sexta-feira enquanto construía uma cerca no bairro Campina morreu no final da noite no Hospital Centenário. Ele foi identificado como Jonatan Pereira Martins. A Polícia investiga a motivação do crime.
– Taquari: um homem foi morto a tiros na Rua B, na Vila São Francisco, por volta das 20h30min de sexta-feira. Ele foi identificado como Jorge Marques da Silva, 38 anos. Ele foi atingido por mais de 20 disparos.
– Taquara: dois jovens são encontrados mortos perto do limite de Taquara e Gravataí. Foi na tarde de sexta-feira na parada 106 da ERS-020.
– Passo Fundo: um homem armado foi morto por dois policiais militares de folga na manhã de sexta-feira. O caso ocorreu na esquina da Rua Capitão com a Rua General Osório, por volta das 8h. Segundo a BM, os policiais caminhavam no centro da cidade quando dois carros pararam próximo. Os ocupantes dos veículos discutiram, um deles puxou a arma e apontou na direção dos policiais. Os brigadianos dispararam contra a dupla. Morreu no local Eduardo Chaves Maia Ferroni, 20 anos. Ele tem antecedentes criminais e portava uma pistola.
– Porto Alegre: um homem foi encontrado morte dentro de um Uno na Rua Antônio Severino, no bairro Rubem Berta, pouco depois das 8h de sexta-feira. O carro consta no sistema da polícia como roubado. O corpo tinha marcas de disparo de arma de fogo.
– Porto Alegre: um homem foi executado na Avenida Manoel Elias, na Zona Norte, por volta das 2h. De acordo com a Brigada Militar, a vítima é um jovem e foi morta com vários tiros na cabeça. A suspeita é que o caso tenha relação com o tráfico de drogas. Ainda não há identificação.
QUINTA-FEIRA (5 mortes):
– São José do Norte: Paulo Roberto Rosa, 41 anos, foi executado a tiros no bairro Canastreiro na noite de quinta-feira. Segundo testemunhas, quatro indivíduos chegaram a cavalo a uma casa, chamaram a vítima para a frente e atiraram contra ela. Conforme a polícia, Rosa tinha antecedentes por tráfico e roubo.
– Santa Maria: um homem de 57 anos foi morto a tiros na tarde de quinta-feira na Rua Alfredo Viana, no bairro Urlândia. A vítima foi identificada como Ronaldo Aires Urrutia. Ele foi baleado em frente à casa onde morava.
– Bagé: um homem foi morto a tiros no bairro Malafaia. A vítima foi identificada como Éverton de Oliveira Pinto, de 22 anos. A Polícia Civil suspeita que ele foi executado, devido aos antecedentes criminais.
– Gravataí: duas pessoas foram mortas a tiros. Wesley Souza Alves, 20 anos, e Bruno Lopes Vieira, 16 anos, foram alvejados na Rua Leopoldo Lima, no bairro Planaltina. A dupla estava sentada próximo a um quiosque, quando criminosos a bordo de dois veículos passaram atirando. Alves morreu no local. Ele tinha antecedentes criminais por porte de simulacro. Vieira, com passagem pela polícia por posse de drogas, chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu. Os atiradores conseguiram fugir. A polícia investiga se a ação trata-se de uma disputa entre facções, já que o local do crime é conhecido como ponto de tráfico de drogas.