Os nove indiciados pela Polícia Civil na semana passada por suspeita de envolvimento na construção de um túnel para tentativa de fuga em massa do Presídio Central, em fevereiro, foram denunciados nesta quinta-feira pelo Ministério Público (MP), na 1ª Vara Criminal do Foro Regional do Partenon, na zona leste de Porto Alegre.
A denúncia é por organização criminosa e facilitação de fuga de presos. Como já havia ocorrido no inquérito policial, a peça do MP não incluiu presos que já estavam na prisão quando da descoberta do plano de fuga.
Foram denunciados sete homens e uma mulher presos no local e outro envolvido, suspeito de organizar o esquema, detido no mesmo dia, em Sapucaia do Sul.
Leia mais:
Ordem para assassinato brutal em Viamão partiu de dentro do Presídio Central
VÍDEO: imagens mostram suspeito de assassinato de jornalista deixando prédio em Porto Alegre
Quatro deles já tinham passagens pela polícia por crimes como homicídio, formação de quadrilha, tráfico de drogas e furto. Os demais, são tratados como "contratados" pela facção para fazer a obra.
Apesar de o caso já ter sido enviado à Justiça, a investigação do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) prossegue para identificar possíveis financiadores e mandantes do esquema.
Algumas perícias ainda não foram concluídas. Uma facção criminosa que atua nos presídios do Estado é suspeita de comandar e financiar a ação criminosa.