O governo gaúcho confirma que no dia 20 de fevereiro será entregue o centro de triagem para presos provisórios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A informação é do secretário da Segurança, Cezar Schirmer, e foi repassada na manhã desta segunda-feira durante entrega de 29 viaturas para o Instituto Geral de Perícias (IGP).
Esta é uma segunda data apresentada pelo executivo estadual, já que a promessa inicial era final de dezembro do ano passado, mas as obras não foram concluídas a tempo. O governador José Ivo Sartori também estava presente na solenidade de hoje e complementou que haverá 6 mil novas vagas prisionais até o final de 2018.
Leia mais
Da superlotação em cadeias a van da Brigada depredada, entenda o caos prisional
RS atinge número recorde de presos e chega ao contingente de 34 mil detentos
Humberto Trezzi: Camburão, o novo presídio
O centro de triagem, que ficará na zona leste de Porto Alegre e terá 84 novas vagas, é mais uma medida para amenizar o problema de presos em delegacias de polícia. Inclusive, o número de vagas é a média de detentos que ficam nos distritos policiais nas últimas semanas.
O problema ocorre porque presídios da região estão interditados parcialmente justamente devido à superlotação. Enquanto isso, presos já ficaram em viaturas e, ultimamente, em um ônibus cela, além das próprias carceragens das Delegacias de Pronto Atendimento (DPPAs), locais onde já houve confrontos, motins e incêndio.
Schirmer disse ainda que está mantida para o dia 15 deste mês a chegada de mais 200 policiais da Força Nacional de Segurança. Mas esta data pode ser alterada conforme a situação envolvendo a segurança nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.