O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, afirmou nesta segunda-feira, no programa Gaúcha Repórter, que sete municípios já se ofereceram para receber o presídio federal anunciado pelo presidente Michel Temer, e que o prazo ainda está em aberto. No entanto, ele preferiu não falar no momento os nomes das cidades. As informações são da Rádio Gaúcha.
O secretário destacou que está ocorrendo uma pré-avaliação das ofertas e ressaltou as características básicas para a escolha da área: um terreno com 25 hectares, próximo a uma rodovia e próximo a um aeroporto. Schirmer pretende escolher pelo menos duas áreas até fevereiro e depois apresentar ao Ministério da Justiça para decisão em conjunto.
Ouça a entrevista na íntegra:
O mês foi escolhido para aproveitar o lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública no Estado pelo próprio ministro Alexandre de Moraes. O governo federal anunciou cinco presídios novos e até agora definiu apenas que um deles será no RS.
Segurança
Sobre o presídio de Canoas, o secretário disse que espera pela conclusão das obras que faltam até julho e lembrou ainda que, neste ano, pretende concluir as obras do presídio de Guaíba, que já estão 70% concluídas. Sobre presos em delegacias, ele manteve a previsão para fevereiro da conclusão de um centro de triagem. A obra está sendo executada pelo Exército.
Em relação aos militares, ele descarta temporariamente a presença das Forças Armadas em presídios gaúchos, mas entende que os agentes poderiam auxiliar ainda mais no controle do tráfico de drogas e do contrabando de armas na fronteira com o Uruguai e com a Argentina.
Leia mais
"Acho muito pouco", diz Schirmer sobre varreduras das Forças Armadas nos presídios
Schirmer não vê necessidade das Forças Armadas nos presídios do RS
Em Brasília, Schirmer defende controle mais rigoroso das fronteiras
Por fim, Schirmer falou também que está construindo junto com o governo uma reposição automática do efetivo da Brigada Militar. Ainda está em tratativas, mas o objetivo é fazer uma reposição trimestral ou quadrimestral.
Ele disse que na próxima quinta-feira anuncia os índices de criminalidade de 2016 em relação a 2015 e antecipou que houve reduções. No mesmo dia, deve anunciar um aplicativo para que os policiais consultem na rua dados estatísticos nos próprios celulares.
– Também vamos buscar mais parcerias com prefeituras para ações de segurança, como por exemplo, a reunião de hoje com o prefeito de Porto Alegre. Serão ações ostensivas, de inteligência e preventivas – ressaltou Schirmer.
A Secretaria começou a tratar do assunto com Porto Alegre e depois serão mais 20 municípios, a maioria da Região Metropolitana. Todos eles, juntos, representam 85% da criminalidade no estado. A meta é atingir todo o estado na tentativa de combater a violência.
*Rádio Gaúcha