Um confronto na Penitenciária Estadual Modulada de Charqueadas, ocorrido na tarde desta terça-feira (3), deixou um detento morto, dois feridos e um brigadiano encaminhado ao hospital. Conforme a Polícia Civil, presos de uma galeria dominada por uma facção tentaram invadir outra área, onde ficam presos que são ligados a outra gangue.
Houve queima de colchões, e um buraco em um muro foi aberto na ofensiva dos detentos. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os PMs que fazem a guarda da casa prisional atiraram com munição anti-motim para separar a confusão. Ao não conseguirem, usaram balas letais, o que acabou causando a morte do preso, identificado como Dionatan Nascimento Marques.
De acordo com a Polícia Civil, o conflito teve início quando detentos das galerias 4B e da 4C começaram a atirar pedras entre eles. Isso ocorreu próximo das 14h.
Um inquérito foi instaurado para apurar o ocorrido. Delegado responsável pela investigação, Marco Schalmes afirma que há diferentes grupos criminosos dentro do presídio.
"Geralmente, a entrada em uma facção se deve a agrupamentos externos ao sistema prisional, em virtude do tráfico de drogas. Dentro do sistema, eles acabam se agrupando entre comparsas. Existe também quem entra sem facção, e acaba sendo aliciado por outra".
A Susepe afirma que a situação está controlada. Os presos feridos por tiros e o PM não correm risco de vida, segundo a polícia.