Com capacidade de suportar tiros de fuzis calibres 7.62 e 5.56, o veículo blindado que ficará à disposição do Grupo Tático Especial da Polícia Civil gaúcho foi apresentado na manhã desta quarta-feira, durante cerimônia que marcou sua entrega pela empresa que fez a doação, na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Porto Alegre.
Apesar das semelhanças, o blindado gaúcho não será utilizado como os chamados "Caveirões" do Bope, no Rio de Janeiro, que servem à Polícia Militar em incursões nas áreas deflagradas pelo tráfico de drogas.
Leia mais:
Suspeitos de sequestro com morte em Sapiranga já haviam negociado empréstimo com pai da vítima
Operação da Polícia Federal combate pornografia infantil em Porto Alegre e Canoas
No Rio Grande do Sul, o veículo será utilizado em operações especiais da Polícia Civil.
– Será bastante útil na proteção dos agentes em situações de grande risco, como o resgate de vítimas em cativeiros, cumprimentos de mandados judiciais de risco e escoltas de risco – explicou o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos do Deic.
O veículo foi doado pela empresa de transportes de valores Prosegur. Participaram da cerimônia o chefe de polícia, Emerson Wendt, o diretor do Deic, Rodrigo Bozzeto, o diretor de investigações do Deic, Sander Cajal, e os delegados de Roubos Joel Wagner e João Paulo Abreu, além de diretores da Prosegur.
Características do veículo
– Blindagem capaz de suportar tiros de fuzis calibres 7.62 e 5.56
– Capacidade para oito policiais, incluindo o motorista
– Velocidade máxima em torno de 80km/h
– Oito seteiras pelas quais os policiais poderão efetuar disparos
– Para-choque especial para derrubar barreiras ou outros tipos de obstáculos