Durante divulgação do balanço da Operação Avante da Brigada Militar nesta quarta-feira, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou que o governo vai construir dois centros de triagem para presos provisórios. A medida servirá para desafogar presídios e, principalmente, evitar que detidos fiquem em delegacias de polícia ou até mesmo em viaturas da BM, como voltou a acontecer nesta quarta. As informações são da Rádio Gaúcha.
Uma reunião na manhã de hoje com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) definiu novos detalhes sobre a construção dos dois imóveis. Um deles será em Porto Alegre, atrás do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), no bairro Partenon, e outro será em Charqueadas, na Região Carbonífera. Cada centro poderá abrigar entre 350 e 400 presos.
Leia mais:
Com celas de delegacias lotadas, presos voltam a ficar em viaturas
RS atinge número recorde de presos e chega ao contingente de 34 mil detentos
Humberto Trezzi: Camburão, o novo presídio
Schirmer destacou que não há prazos e que o processo está na fase de reuniões, mas as tratativas estão sendo agilizadas para colocar em prática o mais rápido possível. Conforme o secretário, acertos estão sendo feitos com a Susepe e com o Poder Judiciário.