Uma explosão rompeu o silêncio em Terra de Areia, município de 10,7 mil habitantes cortada pela BR-101, no Litoral Norte, na madrugada desta quarta-feira. Por volta de 3h40min, criminosos tentaram roubar a agência do Banrisul, localizada na marginal da rodovia. O assalto foi frustrado pela detonação precoce dos explosivos, que provocou a morte de um dos bandidos.
A polícia acredita que o homem estava portando as dinamites e que iria instalá-las, quando acabaram detonando.
– Achávamos, de início, que era o estouro de um pneu de caminhão, algo comum. Mas o barulho foi muito mais forte. Estremeceu o chão – conta a secretária da paróquia São Pedro, Delci Gonçalves, 56 anos, que mora a uma quadra do Banrisul.
Leia mais:
Adolescente vestido de palhaço é apreendido ameaçando pedestres em Capão da Canoa
Três assaltantes são mortos em confronto com a BM em São Leopoldo
Três homens são executados a tiros dentro de casa em Gravataí
Somente quando estava a caminho do trabalho é que a moradora deparou com a fachada da agência destruída e o corpo do criminoso.
– Fiquei horrorizada. É uma cena muito cruel – relata Delci.
De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, titular da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o homem ainda não foi identificado. Para iniciar a identificação e a perícia, a polícia aguarda chegada do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).
– Existe uma bolsa suspeita próxima do corpo. Acreditamos que contenha mais explosivos. Por isso, precisamos desativá-los antes de nos aproximarmos da cena – afirma Abreu.
A suspeita é de que mais duas ou três pessoas tenham participado da ação. Eles teriam fugido em um Nissan Tida, que foi encontrado incendiado em uma estrada vicinal da cidade. Ninguém foi preso. A polícia espera que, com a identificação do morto, possa chegar ao restante do bando.
– Existem grupos criminosos que estão sob investigação, com pessoas já identificadas. Esperamos que ele (morto) esteja nesse roll e possa nos levar aos comparsas – diz o delegado.
Cidades do litoral costumam ser alvo de assaltantes por conta do baixo efetivo policial, serem pequenas e fácil reconhecimento, além de possuírem fáceis rotas de fuga. Terra de Areia, por exemplo, registrou outro ataque a banco há um mês. Em Capão Novo, na semana passada, uma agência localizada ao lado de um posto da Brigada Militar foi alvo de ataque.