Delegacias da capital e da Região Metropolitana estavam com 71 presos na manhã desta segunda-feira (12). Em alguns locais, como em Canoas, alguns presos estão desde o dia 2 de setembro esperando vagas em presídios. Na tarde passada, detentos se rebelaram com a situação e colocaram fogo dentro da cela da 2º Delegacia de Polícia Pronto Atendimento, no Palácio da Polícia. Na manhã de hoje, oito deles ainda estavam no local. Outros quatro presos estão na 3º DPPA, em Porto Alegre.
No Vale dos Sinos, 16 presos estão na Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo e 13 na DPPA de São Leopoldo.
Na Região Metropolitana, cinco presos estão na delegacia de Viamão. Alguns desde quinta-feira da semana passada. Na DPPA de Alvorada são três presos e em Gravataí outros seis.
Em nota a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) cita que está em regime de plantão 24h para retirar os presos das delegacias assim que surgirem vagas nas cadeias.
"A busca é incessante para que presos não fiquem nas delegacias de polícia, o que ocorre devido a superlotação dos presídios e aumento do número de prisões nos últimos 18 meses", diz a nota.