A 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu de forma preventiva duas mulheres – mãe e filha – por extorsão mediante sequestro. A prisão ocorreu na praia de Magistério, em Balneário Pinhal, ainda na quinta-feira, mas divulgada nesta sexta-feira. As informações são do blog Caso de Polícia.
O crime foi cometido em agosto em Triunfo, na região Carbonífera, e tinha como mentor um detento do Presídio Central. A ação é continuidade da chamada Operação Liberdade, realizada para prender responsáveis pelo sequestro de uma jovem de 18 anos, filha de empresário.
Leia mais
Menino é atingido por bala perdida no bairro Cascata, em Porto Alegre
CNMP abre reclamação contra promotor que ofendeu adolescente
Dono de agropecuária morto em Gravataí pode ter sido vítima de emboscada
Sequestro
No dia 2 de agosto deste ano, três homens armados e encapuzados abordaram a jovem e a colocaram em um veículo. No cativeiro, passaram a exigir uma quantia em dinheiro de familiares. As mulheres presas monitoravam a vítima e ainda ficaram responsáveis por verificar a movimentação da família no momento em que os outros sequestradores faziam exigência de dinheiro.
Outras prisões
Além da prisão das duas integrantes da quadrilha, os policiais prenderam outros dois criminosos em Canoas antes mesmo da libertação da jovem sequestrada. Eles estavam com o carro utilizado no crime e com o celular da vítima.
– Foi uma ação cirúrgica e uma grande apuração em equipe para chegar até eles – diz o delegado Joel Wagner.
Somente após a prisão dos suspeitos foi possível a localização do cativeiro em Montenegro e a libertação da refém. No local, outros dois sequestradores foram presos.
De dentro da cadeia
Durante as investigações, a polícia apurou que um detendo do Presídio Central era o mentor da extorsão mediante sequestro. Ele mesmo realizou diversos contatos telefônicos com familiares da vítima, com o objetivo de conseguir dinheiro para libertá-la.