Os 120 agentes da Força Nacional de Segurança que estão no Rio Grande do Sul fizeram na tarde desta segunda-feira (29) o reconhecimento das áreas onde vão atuar em Porto Alegre a partir de amanhã. Os policiais saíram em comboio do 9º Batalhão de Polícia Militar, onde antes observaram os locais através de câmeras.
Na Avenida Wenceslau Escobar, zona sul da Capital, quatro viaturas permaneceram próximo a uma escola por cerca de 10 minutos. Diversos motoristas passaram buzinando e saudando a chegada da guarda.
A partir das 6h desta terça-feira (29), a Força Nacional já estará nas ruas de Porto Alegre, atuando junto com a Brigada Militar (BM) na Operação Avante - que hoje conta com 160 PMs na cidade.
Os agentes da Força Nacional chegaram ontem a Porto Alegre. Ao todo, são 113 homens e sete mulheres, armados com pistolas .40 e fuzil 5.56. Trinta viaturas também vieram ao Estado.
O apoio foi solicitado pelo governador José Ivo Sartori, em Brasília, durante encontro com o presidente interino, Michel Temer, na última sexta-feira. A decisão do governo gaúcho foi tomada após exoneração do então secretário da Segurança, Wantuir Jacini.