Dezenas de amigos e familiares do adolescente Jean Alves Figueiró, 17 anos, protestaram nesta manhã na altura do quilômetro 99 da BR-290, na Ilha do Pavão, contra a morte dele em confronto com um policial militar à paisana em um posto de combustíveis no Bairro Vila Nova, ocorrido na noite passada.
Carregando cartazes pedindo justiça, eles bloquearam o fluxo na rodovia por cerca de duas horas e meia. Os moradores chegaram a queimar um veículo Palio roubado no meio da via durante a manifestação. O Batalhão de Choque da Brigada Militar foi acionado e lançou bombas de efeito moral. Após a ação da BM, houve dispersão dos manifestantes. Equipes da Concepa também estavam no local e fizeram a limpeza do trecho. Por volta das 13h30min, a rodovia foi liberada. De acordo com a PRF, ainda havia lentidão no trecho até as 15h45min – aproximadamente 8 km no sentido Interior–Capital.
Jean foi morto no primeiro confronto com os policiais enquanto, supostamente, participava de um assalto ao posto. Outro adolescente, de 14 anos, ferido, acabou apreendido. Na sequência, houve novo confronto entre policiais e suspeitos no Bairro Restinga, com a morte de outro suspeito, ainda não identificado.
O caso é investigado pela 13ª DP.
Leia mais notícias do dia
* Com informações da Rádio Gaúcha