A Polícia Civil identificou os dois homens que morreram na explosão de uma agência do Banrisul, em Viamão, na Região Metropolitana, na madrugada deste sábado. Os irmãos Lorenzo Passini Madrugada da Silva e Vinicius Passini integravam uma quadrilha especializada de roubo a bancos. De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), eles são suspeitos do ataque ao HSBC da Avenida Teresópolis, ocorrido nesta semana, em Porto Alegre.
– Ambos já foram presos em outras ocasiões. O Lorenzo ganhou liberdade há cerca de um mês e a gente sabia que ele voltaria a delinquir. Dito e feito. Voltou a fazer o que gostava, que era explodir bancos – afirma o delegado.
Leia mais:
Dois homens morrem em explosão de caixas eletrônicos em Viamão
Homem morre em troca de tiros na Av. Ipiranga, em Porto Alegre
Homem é encontrado morto dentro de veículo na zona leste de Porto Alegre
Conforme a polícia, Lorenzo era responsável pela produção dos explosivos utilizados pela quadrilha. O irmão dele, Vinicius, também participava dos crimes. O delegado está investigando a participação de pelo menos mais quatro pessoas na explosão da agência do Banrisul de Viamão.
– Ainda não sabemos como foi o modus operandi deles nessa noite. Mas, em principio, não foi levado nenhum valor do banco. Estamos apurando que mais quatro pessoas pudessem estar com eles – diz Abreu.
De acordo com a polícia, os criminosos teriam morrido em decorrência de uma explosão mal sucedida. A perícia irá verificar o que ocorreu, mas a suspeita se divide em duas hipóteses: excesso de carga ou falta de tempo para que os homens pudessem se afastar dos caixas antes que eles explodissem. Também não está descartada a hipótese de que eles tenham ficado trancados na agência.
Um Chevrolet Cobalt, que teria sido utilizado para a fuga dos demais criminosos, foi encontrado pela polícia. No interior do veículo, estavam bananas de dinamite e outras ferramentas utilizadas para danificar caixas eletrônicos. A polícia também apreendeu uma pistola que estava na cintura de Lorenzo.
*Zero Hora