Desde o início deste ano, o Instituto Geral de Perícias (IGP) vem usando um sistema que agiliza a entrega de laudos para as delegacias. A informatização permite que os resultados de perícias sejam acessados via computador, dispensando a necessidade de policiais irem pessoalmente até o IGP retirar os documentos. Hoje, 185 delegacias já usam o sistema. A expectativa é que ele esteja disponível em todas as 421 delegacias do Estado até o dia 11 de novembro.
Os laudos já disponíveis são aqueles emitidos pelo Departamento de Perícias Laboratorias (DPL), responsável por análises toxicológicas, como drogas, álcool e outras substâncias químicas. O setor enfrentou neste ano a demora na conclusão de laudos. No entanto, segundo a diretora do DPL, Trícia Albuquerque, novos servidores passaram a integrar o departamento em agosto, diminuindo a espera.
"Em média a gente tem tido uma demora de entrega de 30 a, no máximo, 40 dias aqui neste departamento. Na genética forense, aí sim, há alguns casos que pode demorar um pouco mais, em função do tipo de amostra e do tipo de caso", explica Trícia.
Após a conclusão dos laudos, os documentos chegavam a esperar 60 dias no aguardo de retirada por policiais, principalmente vindos do interior. Laudos do Departamento de Criminalística, como exames de balística e genética forense, ainda não estão disponíveis no novo sistema, mas a previsão é o início do ano que vem.
Gaúcha
Sistema que agiliza acesso a resultados de perícias deve estar disponível em todas as delegacias do RS até o mês que vem
Laudos aguardavam até 60 dias para serem retirados pela polícia
Paulo Rocha
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project