Neste sábado (27), completa-se 60 anos da publicação da lei nº 4.119, que regulamentou nacionalmente a psicologia como profissão. A data tornou-se um marco para a categoria, que a adotou como Dia do Psicólogo. Hoje, o Brasil é a nação com o maior número de profissionais ativos: mais de 425 mil, sendo a grande maioria mulheres, conforme o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS).
Nos últimos anos, a diminuição de tabus em relação à saúde mental e o impacto da covid-19 deram ainda mais visibilidade à importância da psicologia. Somente no primeiro ano da pandemia, doenças como ansiedade e depressão tiveram um aumento de 25% segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
— Como a gente cuida da saúde mental das pessoas, seja em que área for, no trabalho, na avaliação psicológica, no serviço substitutivos, na saúde, na educação, com certeza, a gente se sente reconhecido e com muito mais responsabilidade também — avalia a presidente do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro.
Neste período, o atendimento online tornou-se uma ferramenta importante para os profissionais da área. Mesmo que já fosse uma prática permitida anteriormente, aplicava-se apenas a algumas situações. No Rio Grande do Sul, onde há mais de 27 mil psicólogos com registro ativo no CRPRS, mais de 12,5 mil estão habilitados para realizar consultas remotas atualmente.
Formação
A psicologia é uma área que exige graduação, obtida por meio do curso universitário, que dura em média cinco anos. Durante este período, além das aulas teóricas, os alunos passam por uma série de estágios.
— Mas esse final nunca é o final da formação. A conclusão da graduação em Psicologia abre diversas possibilidades de escolha, que vêm se ampliando cada vez mais e convocam o profissional a seguir seus estudos dentro da área com a qual mais se identificar — explica a psicóloga Andréa B. C. Mongeló, diretora sociocultural da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS).
Campo de atuação
Um profissional da psicologia, hoje, pode atuar em diversas áreas. Além da psicoterapia, psicólogos também integram equipes multidisciplinares em ambientes empresariais, na construção de políticas públicas, assistência social e na educação. Uma das conquistas recentes da profissão nesse sentido foi a aprovação da lei nº 13.935/2019, que determina a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica.
Perfil
Além da procura constante por novos conhecimentos e ter uma boa capacidade de trabalho em equipe, outra característica fundamental da profissão é gostar do contato com outras pessoas, como afirma Andréa:
— Cada área vai exigir conhecimentos e habilidades específicas, mas entendo que gostar de estar com pessoas e ter disponibilidade para a escuta são características importantes de um profissional da área. Seja em uma instituição como uma empresa, uma escola, um hospital ou um consultório, a disponibilidade para escutar o outro se fará necessária.
Ana Luiza complementa que a psicologia, atualmente, tem uma relação muito forte com a defesa dos direitos humanos:
— Com o agravamento das desigualdades sociais que estruturam o país, e as manifestações de racismo, machismo, capacitismo, LGBTfobia e outras formas de opressão e ódio cada vez mais autorizadas, resistimos e seguimos orientando, debatendo e redefinindo as condições técnicas e éticas do fazer da psicologia, enquanto ciência e profissão.
Dúvidas comuns
- Psicólogo e psiquiatra são profissionais diferentes. Embora ambos trabalhem com a saúde mental, o psiquiatra é um médico com especialização, ou seja, realiza o atendimento clínico e pode prescrever medicações, ao contrário do psicólogo.
- A psicanálise não é sinônimo de psicologia. É uma especialização, que pode ser feita por psicólogos, psiquiatras e também por profissionais de outras áreas.
- Não é recomendado pedir conselhos a um psicólogo fora de seu ambiente de trabalho, especialmente de alguém conhecido, por dois motivos. Primeiro, por se tratar de uma relação pessoal — o psicólogo que estiver nessa situação deve, seguindo o código de ética da profissão, recomendar a procurar atendimento com um colega. Em segundo lugar, porque o atendimento psicológico é um processo, não algo pontual.