Descoberto por Thomas G. Morton, o neuroma é um nódulo benigno localizado entre o terceiro e o quarto metatarso do pé. É provocado pela compressão dos chamados nervos plantar medial e plantar lateral. Por ser benigno, não gera consequências mais graves ao corpo.
Quais as causas?
Salta alto, para as mulheres
O bico fino é o principal responsável. O uso do salto alto retira a pressão do calcanhar e a transfere para a ponta do pé. O movimento traciona o nervo contra os ligamentos dos dedos.
Sapato social, para os homens
O uso de sapatos com o bico muito fino pode apertar a ponta dos dedos. O movimento provoca lesões nos nervos, causando o neuroma.
Quais os sintomas?
- Queimação
- Cãibra nos dedos acompanhada de formigamentos
- Encurtamento da musculatura (mesmo ao retirar o sapato, continua com o músculo comprimido, tensionando o nervo)
Como prevenir?
- Realizar alongamentos constantes
- Não exagerar no salto alto ou em sapatos apertados
- Exercícios físicos para o alongamento da musculatura
Como é o tratamento?
Quando os sintomas são mais leves
Em casos de dor que não incomoda tanto ou que desaparece ao retirar o calçado, recomenda-se evitar o uso de saltos e sapatos apertados, pois, com o tempo, o desconforto pode diminuir. Pode-se recorrer a cremes e fisioterapia, mas os resultados são mínimos.
Em casos graves
Quando a inflamação já está em estado avançado, é necessário passar por cirurgia. O procedimento, com anestesia local, consiste em uma incisão de um centímetro entre os dedos e a retirada do nervo. Tratamentos com corticoides também são utilizados.
Pós-operatório
Por afetar apenas os nervos sensitivos, o paciente não perde os movimentos dos dedos. O que pode acontecer é a alteração da sensibilidade, mas o quadro costuma durar poucos meses.
Fontes: Ricardo Bertol, cirurgião do pé e tornozelo do Hospital São Lucas da PUCRS, e José Antônio Veiga Sanhudo, médico do Serviço de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Moinhos de Vento.