Com o alarmante número de pessoas com excesso de peso ou obesas que existe atualmente, várias campanhas estimulam o acompanhamento médico para, dentro do possível, trabalhar na prevenção de um quadro pior ou no tratamento de alguma patologia ainda no início. Isto é fundamental.
Sabemos que grande parte das doenças atuais é provocada pelos maus hábitos – sejam alimentares ou de inatividade física.
Então, vamos refletir: se os hábitos de uma pessoa ainda jovem podem acarretar consequências desagradáveis no futuro, quem pretende envelhecer com saúde deve, no mínimo, pensar na rotina de vida, na alimentação, no consumo de álcool etc.
Aí, chegamos ao check-up. Você fica fazendo exames apenas para verificar que ainda não ficou doente? A cada ano, seus índices estão piores, mas "tudo bem", porque ainda não ultrapassaram os limites estabelecidos pelo laboratório? Ou você é sedentário, obeso, mas, como os exames estão bons, acha que está tudo bem com você? Alguns parâmetros levam muito tempo para alterar, e quando isso ocorre, você já está doente.
Se a deficiência ou a sobrecarga de alguns nutrientes pode contribuir ou levar ao surgimento da doença, por que não avaliar parâmetros nutricionais, sinais e sintomas para corrigir a alimentação antes do pior? Cadê o check-up nutricional? Cadê a avaliação alimentar?
Nunca lhe contaram que deficiências nutricionais podem ter efeitos deletérios para o organismo? Por que, quando alguém está anêmico, muitas vezes se suplementa para corrigir? No pré-natal, cuidamos do ácido fólico para não acarretar problemas com o feto. Alguns cuidam da vitamina D, preocupados com os ossos. E os outros nutrientes? Não precisamos nos preocupar?
Enquanto tivermos essa visão simplista de avaliar a doença e não a saúde e de negligenciar a alimentação, aguardaremos o tratamento das doenças. É como não fazer exercícios e, após alguns anos, ficar tratando das dores por falta de uma musculatura adequada. Pode ser tarde demais.
Se você se enquadra nesse perfil, talvez tenha se alimentado mal durante todo o inverno e agora esteja pensando em fazer uma dieta porque o verão está chegando.
Não faça dieta temporária, alimente-se bem para a vida. Comece a qualquer momento, mas não pare, nunca mais!