Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado neste 27 de setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou uma campanha com os símbolos preferidos das redes sociais: os emojis. Só que, nesse caso, eles vêm estilizados em formato de órgãos, como coração, pulmão, fígado, rins e olhos.
A ideia da ação é estimular o compartilhamento online dos simpáticos órgãozinhos para que as pessoas façam uma analogia com a importância de ser doador na vida real.
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Com o lema #1salva8 – em alusão ao fato de que um único doador pode salvar no mínimo oito vidas –, a campanha também alerta para a importância de se comunicar à família o desejo de ser doador de órgãos. Nos últimos anos, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 40% dos casos de não doação ocorreram por falta de autorização familiar.
Segundo o diretor-médico do Hospital Dom Vicente Scherer, José Camargo, quando a pessoa demonstra em vida o desejo de ser doadora, a família fica mais propensa a respeitar a decisão.
– Se esse assunto nunca foi discutido anteriormente com essas pessoas, se torna ainda mais complicado transferir a responsabilidade para os familiares – afirma o médico.