Os surtos de caxumba em Porto Alegre dobraram nos primeiros três meses de 2016 em comparação com todo ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foram registrados, até a manhã desta terça-feira, seis surtos da doença. Em 2015, foram três ocorrências de surto na Capital. As informações são da Rádio Gaúcha.
O surto é quando acontecem dois ou mais casos relacionados, restrito a um espaço delimitado, como colégio, quartel, creches, grupos reunidos. Neste ano, Porto Alegre já registra 65 casos da doença. No ano passado, o município contabilizou 154 casos de caxumba.
Leia mais:
O que o Grêmio vai fazer para tratar do surto de caxumba no seu elenco?
Médico do Grêmio fala sobre surto de caxumba no grupo tricolor
A caxumba é uma doença viral que causa aumento de glândulas salivares, dor e febre. A transmissão se dá por via aérea, através de gotículas ou pela saliva. A transmissão começa seis dias antes das manifestações clínicas e vai até nove dias após o surgimento dos sintomas. O tratamento é feito com repouso e analgésicos.
Vacinação
A vacina tríplice viral é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunizações para pessoas com até 49 anos de idade. Desde 2013 é aplicada em todas as crianças aos 12 meses, com reforço aos 15 meses.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta que, em casos suspeitos da doença, o paciente procure um médico. A vacina tríplice viral está disponível nos postos de saúde de Porto Alegre. O cidadão precisa estar com a carteira de vacinação para receber a dose.