Escrever sobre emoção me pareceu um bom tema para dar um start em 2016. Por isso, trago lembranças de uma viagem que me surpreendeu muito em 2015, quando tive a chance de conhecer a Rota das Emoções, um roteiro ímpar criado em 2005 para integrar as principais atrações turísticas e belezas naturais de três Estados do nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Maranhão. Os destaques da rota são três santuários ecológicos (e só um deles já vale a viagem!): o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), a área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão).
No total, o roteiro passa por 14 municípios. Há algum tempo, a região virou a queridinha dos amantes do ecoturismo e do turismo de aventura. O ideal são, no mínimo, 10 dias para fazer todo o percurso com tranquilidade, partindo de Fortaleza até São Luís do Maranhão (ou vice e versa!). No entanto, com crianças a bordo o caminho (por volta de mil quilômetros de estrada) pode ser puxado. Indico dois destinos incríveis em família para incluir na sua wish list de 2016: Jericoacoara e Barreirinhas.
Jericoacoara é uma praia totalmente pé na areia. Tem um ritmo de vida particular, longe do asfalto e do trânsito. Há mais de 20 anos, era apenas uma aldeia de pescadores isolada do mundo e situada a 300 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. Em 1994, o jornal americano The Washington Post destacou Jeri como uma das 10 praias mais bonitas do mundo. Pronto, a partir daí, a fama foi crescendo, as pousadas ganharam mais conforto e, sem perder a sua autenticidade, a praia virou uma das preferidas das férias no Brasil. E não faltam atrações para curtir cada instante em família: Lagoa do Paraíso com suas redes dentro da água, o marcante pôr do sol das Dunas, aulas de kite, SUP, passeio de buggy ou de charrete, Árvore da Preguiça, Praia do Preá, centrinho de Jeri, entre outros. A gastronomia é outro ponto forte da aldeia. Provar as lagostas grelhadas, a moqueca de arraia, o camarão no abacaxi, o PF kids friendly do restaurante Bistrôgnoff, o sorvete Gelato & Grano e o bolo de banana da Tia Angelita faz parte da aventura.
No outro extremo da rota, no litoral do Maranhão, está Barreirinhas, cidade considerada principal porta de entrada para quem visita o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade. Melhor época para ver as lagoas cheias nesse paraíso é entre maio e agosto. Afora o incrível circuito dos Lençóis, Barreirinhas oferece passeios pelo Rio Preguiças e pela área dos Pequenos Lençóis (zona de dunas e lagoas menores). Aliás, por lá, a melhor praia é a do rio, e as melhores pousadas estão às margens dele. A gurizada vai curtir passar a tarde no Porto dos Macacos (ou povoado de Vassouras), passear de lancha voadeira pelos túneis de igarapés ou mesmo pegar o jardineira 4x4 que leva ao Circuito da Lagoa Azul, um dos principais nos Lençóis. Leve sempre água, protetor solar e o espírito de "família off road".
Se 2015 foi um ano corrido, ofereça a 2016 lugares que fazem a vida desacelerar. A Rota das Emoções pode ser um bom começo. Essa é a minha dica para um ano em que será melhor adequar ainda mais as nossas folgas e viagens à nova realidade cambial. A alta do dólar também mudou nossos valores em relação ao país. Bora explorar o Brasil!