As corridas viraram febre, mas uma maratona é para poucos. Não basta colocar um tênis e sair correndo por aí, é preciso haver preparo. E que preparo!
Qualquer pessoa saudável pode começar a correr, mas sempre é bom ter orientação adequada para isso, de um profissional de educação física. Não sei prescrever treino, sou nutricionista, mas sei que, para intensificar treinos, ou aumentar tempo e frequência, deve haver treinamento físico e boa recuperação. Aí que também começa o nosso trabalho, dos nutricionistas.
Treinos intensos, sejam de corrida ou de força, requerem mais carboidratos como fonte de energia. Para aqueles que adoram pão, massas, batatas, sucos, está aí uma grande oportunidade de consumi-los.
Para atividades menos intensas, mas prolongadas, como corridas de mais de uma hora, recomendamos o mesmo cuidado: aumentar o consumo de alimentos ricos em energia. Porém, consumir o alimento não basta, pois ele deve ser processado para que o corpo gere energia dentro das células. Para isso, precisamos de tempo para digestão e absorção adequadas e, quanto mais gordurosa a refeição, mais há demora para digerir. Portanto, nada de refeições pesadas antes das corridas.
Além disso, exercícios prolongados requerem a manutenção da hidratação corporal para que a troca de calor com o meio ambiente ocorra adequadamente. Nesses casos, ingerir líquidos que contenham sais minerais, principalmente o sódio, é fundamental para o transporte dessa água para a célula, evitando a hipohidratação celular.
Quanto maior o calor e a umidade do ar, maior o risco de desidratação e, dessa forma, maiores as chances de queda no rendimento, bem como surgimento de cãibras e de choque térmico. Não subestime a necessidade de repor líquidos e sais em provas longas.
A perda de sal no suor é individual, alguns eliminam mais que o triplo de outros na mesma quantidade de suor. Portanto, observe sua perda nos treinos e procure repor o mais rapidamente possível, além de manter o consumo durante o exercício.
Começar a corrida hidratado também é fundamental. Estar com a urina clara e conseguir urinar antes da corrida é um bom sinal. Para isso, hidrate-se bem no dia anterior.
Fazer exercícios é fundamental para a saúde, mas devemos tomar alguns cuidados para terminar bem as atividades e para obter os benefícios que elas podem lhe proporcionar.
Começar a treinar é um desafio. A primeira corrida de cinco quilômetros é uma conquista, mas uma maratona é uma grande superação, que se consegue com muito entusiasmo, mas também com muitos cuidados.
Não importa em que grupo você está, o importante é estar em movimento. Evolua gradativamente, mas atento a todos os detalhes. Assim, a saúde fica garantida, e as conquistas, também.