Com 58 novos casos de dengue registrados no Rio Grande do Sul ,a Secretaria Estadual de Saúde confirmou surto da doença no Noroeste do Estado. O número total de casos aumentou para 237, sendo 171 contraídos no Estado e 66 importados. As informações são da Rádio Gaúcha.
Número de casos de dengue dobra no RS no primeiro trimestre
Um quarto dos municípios gaúchos tem infestação do mosquito da dengue
O Rio Grande do Sul tem 142 municípios infestados pelo mosquito transmissor da dengue. A maior parte deles fica na Região Noroeste, com 140 casos. O município de Caibaté, nas Missões, ainda é o que tem o maior índice de infecção pela doença, com 84 casos confirmados.
A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiologia Miriam Ventura Corrêa, afirmou à Rádio Gaúcha que o número de casos configura surto nessa região do Rio Grande do Sul.
- Nós temos sim um surto na região, pois a dengue é uma doença dinâmica e sazonal. O clima interfere. Estamos com uma força tarefa em todo o Estado para conter a doença - assegura.
Morre primeira vítima de dengue contraída no RS
Bairros da Capital têm aplicação de inseticida no começo da semana
Porto Alegre em alerta
A Vigilância em Saúde da Capital emitiu o segundo alerta epidemiológico de 2015 na segunda-feira, em função do alto nível de infecção e risco de contaminação pela dengue. Porto Alegre tem 26 casos confirmados somente neste ano. Em todo o ano passado, foram 23 casos.
Na última terça-feira, a vigilância fez duas ações de bloqueio de transmissão da dengue na Capital. Pela manhã, houve aplicação de inseticida em parte do Bairro Hípica, na zona sul; à tarde, a ação foi feita no Bairro Santana, onde foi confirmado mais um caso importado de dengue.
Na Hípica, a ação ocorreu porque o morador do Bairro São José, que teve confirmação da doença, trabalha em um estabelecimento comercial da região.