Um estudo apresentado no encontro anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, realizado em São Diego, apresentou dados que podem preocupar os pais quanto à liberdade dada para a rotina dos filhos. De acordo pesquisadores, crianças que assistem apenas uma hora de televisão por dia já podem correr mais risco de desenvolver sobrepeso.
Televisão demais prejudica o sono das crianças
Como evitar que as crianças fiquem tempo demais assistindo à televisão
Os pesquisadores avaliaram a rotina de cerca de 11 mil crianças entre cinco e oito anos. Além disso, foi analisado o estilo de vida dos pais. Os casais foram interrogados com perguntas como, por exemplo, quantas horas os filhos assistem televisão diariamente e com qual frequência que eles usam computadores. Dados sobre o peso e a altura das crianças também foram levados em consideração.
Um ano depois, as crianças tiveram peso e altura medidos novamente, assim como os pais foram interrogados com as mesmas questões sobre os hábitos das crianças em frente à TV.
Conheça três ideias simples para superar a obesidade infantil
Tablets e smartphones são mais prejudiciais ao sono do que televisão
Os resultados mostraram que as crianças que assistiram de uma hora a duas horas de televisão por dia apresentaram índice de massa corporal (IMC) mais elevado em comparação àquelas que assistiram de meia hora a uma hora. O estudo mostrou também que as crianças que assistem uma hora ou mais de televisão por dia são de 50% a 60% mais propensas a sofrer com excesso de peso, e de 58% a 73% a serem obesas, em comparação as que assistem menos de uma hora por dia. O uso do computados, entretanto, não esteve associado ao aumento de peso.
- Após os estudos que mostram a relação entre as horas de televisão assistidas no dia com a saúde da criança, pediatras e pais devem tentar controlar a frequência com que as crianças fiquem em frente ao aparelho - disse o autor do estudo, Mark D. DeBoer, professor da Universidade de Virginia.
Leia mais sobre notícia e bem-estar
De certa forma, o estudo contraria as recomendações da Academia Americana de Pediatria, que orienta limitar crianças e adolescentes a menos de duas horas por dia em frente à TV. DeBoer acredita que os resultados da pesquisa possam ajudar a instituição a mudar a recomendação para no máximo uma hora.