Uma nova pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados, revelou que pessoas não praticam exercícios durante a meia-idade podem ter volumes cerebrais inferiores aos 60 anos. Tal resultado é um indicador de envelhecimento cerebral acelerado, segundo os pesquisadores.
Leia mais sobre Vida
- Muitas pessoas não começam a se preocupar com a saúde do cérebro antes da velhice. Mas este estudo fornece mais evidências de que certos comportamentos e fatores de risco na meia-idade podem ter consequências para o envelhecimento do cérebro mais tarde - disse Nicole L. Spartano, principal autora da pesquisa.
O estudo avaliou 1.271 pessoas que participaram de um teste ergométrico na década de 1970 - quando a idade média do grupo era de 41 anos. A partir de 1999, quando a idade média era de 60, eles foram submetidos a exames de ressonância magnética no cérebro e a testes cognitivos.
Os participantes não tinham doença cardíaca ou problemas cognitivos no início do estudo. Nenhum tomava medicação que alterasse a frequência cardíaca.
Segundo os pesquisadores, promover a cultura da atividade física na meia-idade pode ser um passo importante para garantir um envelhecimento saudável do cérebro.