Há muitas possibilidades sexuais a serem trilhadas por um casal ao longo da vida. O que visualiza o homem no seu futuro de casado, na sua casa? Filhos e mais oportunidades sexuais, pois a amada dividirá a mesma cama. Findará a situação de ela retornar às quatro da manhã ou, na segunda-feira, para casa dos pais. A cultura proclama que a vida sexual piora após o casamento, contudo, a maioria dos homens percebe "mais facilidade de acesso" ao corpo da mulher e ao sexo, se coabitarem. A mulher costuma ter visão semelhante sobre seu futuro de casada? Infelizmente, as que sofrem de diminuição do apetite sexual não possuem essa internalização. As estatísticas dizem que são muitas.
Os homens foram incentivados a gostar de sexo e a procurar oportunidades de prazer, já as mulheres, a aceitar sexo em situações especiais. A família, na educação, valorizou muito outros papéis, como o de mãe e o profissional em detrimento do papel erótico. Na fase inicial do casamento, muitas mulheres têm libido saudável, que diminui principalmente após a vinda dos filhos. A mulher é tida como múltipla, contudo, não é fácil coordenar tantos papéis junto ao papel sexuado, que a família de origem nunca lhe ensinou a valorizar.
Quais os outros motivos, além da ausência da internalização do papel erótico, que podem diminuir o desejo sexual nas mulheres? 1) ausência de orgasmo ou da excitação sexual e a presença de dor durante as transas, 2) as crises conjugais e a falta de sedução do parceiro, 3) a fatiga extrema resultante do trabalho remunerado e os cuidados com a casa e com os filhos, quando o homem não divide as tarefas domésticas com ela, 4) efeitos colaterais de alguns remédios, 5) a diminuição da testosterona e outros desequilíbrios hormonais, além da retirada dos dois ovários.
O que diferencia a sociedade do casamento das outras que também têm cunho econômico é o papel sexuado que a pessoa e o outro possuem. Na paixão, os dois são erotizados, longe dela, se algum dos motivos acima estiver presente, a chance de o homem tornar-se irmão é grande.
Os relacionamentos estão condenados a um futuro sem sexo? Os pais já estão falando às suas filhas que a sexualidade é maravilhosa, então há esperança. Para as que estão sofrendo com a diminuição do apetite, a melhor opção é o tratamento. A sexologia tem técnicas para trabalhar antigos valores e a erotização do vínculo. Talvez tenha sido "escrito nas estrelas" o encontro de vocês, mas confiar ao destino a tarefa de manter "acesa a chama" da vida sexual é, no mínimo, infantil. Pense nisso.