A história de Fernando Aguzzoli, jovem porto-alegrense que aos 22 anos largou tudo para cuidar de sua avó com Alzheimer, voltou a causar comoção na manhã desta terça-feira. Aguzzoli, que recentemente lançou um livro com as histórias vividas ao lado da Vovó Nilva, foi convidado do programa Mais Você, da RBS TV, e falou sobre a doença e a relação com a avó - o vídeo da participação pode ser assistido no site do programa.
Saiba mais sobre Alzheimer:
Atividade física ajuda a prevenir o desenvolvimento da doença
Passatempos estimulam o cérebro e podem prevenir doença
Quem tem um familiar com Alzheimer deve ficar atento à própria mente
Novos marcadores biológicos permitem diagnóstico mais eficiente
Publicação by Vovó Nilva.
- Eu a assumi como filha. Posso retomar minha faculdade e minha carreira quando quiser. Mas os momentos ao lado dela não vão voltar. Se eu não ia conseguir curar a minha avó, queria fazê-la se divertir - contou Aguzzoli no programa matinal, fazendo a apresentadora Ana Maria Braga se emocionar.
Em abril, ZH contou a história de Aguzzoli e da Vovó Nilva. Em uma página criada no Facebook, neto e avó relatavam momentos engraçados, emocionantes e marcantes de sua rotina. O jovem, que na época tinha 22 anos, trancou a faculdade de Filosofia para se dedicar exclusivamente à avó. Diagnosticada com Alzheimer aos 73 anos, Nilva De Lourdes Aguzzoli - ou Vovó Nilva, como ficou conhecida - conquistou milhares de seguidores no Facebook.
Em dezembro do ano passado, a Vovó morreu, mas o jovem segue contando histórias com o bom humor e a leveza que lhe são peculiares. No início do ano, as histórias acabaram virando o livro Quem, Eu? Uma Avó, um Neto e uma Lição de Vida.